Cidade
Prefeitura de Goiânia remove mais de 100 toneladas de entulho após fortes chuvas
A Prefeitura reforça que a manutenção periódica dos córregos é fundamental para prevenir inundações, preservar o meio ambiente urbano e promover mais segurança e qualidade de vida à população de Goiânia. A Comurg segue com o cronograma permanente de limpeza e orienta os moradores a colaborarem com o descarte correto de resíduos.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), retirou na última semana 108 toneladas de entulho da Marginal Botafogo, após a forte chuva registrada na última terça-feira (23/9). A ação fez parte do trabalho preventivo da Companhia para evitar enchentes e garantir a limpeza dos córregos urbanos da capital. Com o objetivo de desobstruir o fluxo natural da água, as ações têm sido intensificadas para a remoção de lixo, entulho, sedimentos e vegetação excessiva que se acumulam nos leitos dos cursos d’água.
O presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia, Cleber Aparecido Santos, destaca que o sucesso dessas ações depende também do engajamento da população. “A limpeza de córregos é uma tarefa contínua e um esforço conjunto entre o poder público e o cidadão. A colaboração da comunidade, com o descarte correto de resíduos, é essencial para manter a cidade limpa e evitar enchentes”, ressaltou.
Segundo a Companhia, em apenas um dia de operação, podem ser retirados até 500 quilos de lixo dos cursos d’água. Entre os materiais mais encontrados estão sacolas plásticas, garrafas, pneus e até móveis abandonados, que formam barreiras e impedem o escoamento da água, provocando alagamentos em ruas, casas e comércios durante períodos de chuva intensa.
Além da Marginal Botafogo, a Companhia também realizou a limpeza nas proximidades do Córrego do Fundo, na Avenida Mangalô, no Setor Morada do Sol, onde foram retiradas 12 toneladas de resíduos. Nesta semana, os serviços se concentraram nos córregos Salina (Setor Vera Cruz), Cascavel (Campinas) e Taquaral (Região Oeste da capital).
As equipes intensificaram os trabalhos nas áreas próximas às pontes, consideradas pontos críticos de acúmulo de resíduos e entulho. A Prefeitura reforça que a manutenção periódica dos córregos é fundamental para prevenir inundações, preservar o meio ambiente urbano e promover mais segurança e qualidade de vida à população de Goiânia. (Da redação GON/Edição: Júlio César)


-
Cultura8 anos ago
Investimentos na cultura têm recorde; Lei Rouanet soma R$ 3 bilhões.
-
Cidade8 anos ago
Escola Municipal recebe programa Trabalho, Justiça e Cidadania, nesta sexta e sábado (8 e 9/11).
-
Esporte8 anos ago
Atleta de Aparecida de Goiânia fatura o bronze na Copa do Brasil de Taekwondo.
-
Política8 anos ago
Empresário no ramo imobiliário que traiu PCC é assassinado no Aeroporto de Guarulhos.
-
Cidade8 anos ago
Prefeitura do Canedo promove palestra sobre inclusão produtiva em parceria com SEBRAE.
-
Política8 anos ago
Lula tenta investida para aproximação com evangélicos e entrega de ministério entra no radar.