Saúde
ANS limita reajuste dos planos de saúde individuais e familiares a 6,06% em 2025
Mudança aplicada pela ANS tem validade de maio de 2025 até abril de 2026 para os contratos de mais de 8,5 milhões de beneficiários impactando fortemente no bolso.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu em 6,06% o teto de reajuste anual que poderá ser aplicado aos planos de saúde individuais e familiares regulamentados — aqueles contratados a partir de 1º de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. O índice é válido para o período entre maio de 2025 e abril de 2026. A decisão afeta cerca de 8,6 milhões de beneficiários, o que representa aproximadamente 16,4% dos 52 milhões de usuários de planos de assistência médica no Brasil, de acordo com dados de abril deste ano.
Segundo a diretora-presidente interina da ANS, Carla Soares, o reajuste considera a variação das despesas assistenciais das operadoras em 2024 — levando em conta tanto o custo dos procedimentos quanto a frequência de uso dos serviços pelos beneficiários. “Nosso objetivo é garantir equilíbrio ao sistema: proteger o consumidor de aumentos abusivos e, ao mesmo tempo, assegurar a sustentabilidade do setor”, destacou.
A metodologia usada para calcular o índice, adotada desde 2019, combina a variação das despesas assistenciais com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), excluindo o subitem “Plano de Saúde”.
O percentual foi definido pela Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, apreciado pelo Ministério da Fazenda e aprovado em reunião da Diretoria Colegiada da Agência, realizada na manhã desta segunda-feira (23/6). A decisão será publicada no Diário Oficial da União. As operadoras poderão aplicar o reajuste a partir do mês de aniversário do contrato — ou seja, o mês de contratação do plano. Para os contratos que aniversariam em maio ou junho, o reajuste poderá ser cobrado a partir de julho, com possibilidade de cobrança retroativa. (Da redação GON/Edição: Júlio César)


-
Cultura8 anos ago
Investimentos na cultura têm recorde; Lei Rouanet soma R$ 3 bilhões.
-
Cidade8 anos ago
Escola Municipal recebe programa Trabalho, Justiça e Cidadania, nesta sexta e sábado (8 e 9/11).
-
Esporte8 anos ago
Atleta de Aparecida de Goiânia fatura o bronze na Copa do Brasil de Taekwondo.
-
Política8 anos ago
Empresário no ramo imobiliário que traiu PCC é assassinado no Aeroporto de Guarulhos.
-
Polícia8 anos ago
PCGO e Economia cumprem mandados em gastrobares por sonegação de impostos.
-
Cidade8 anos ago
Prefeitura do Canedo promove palestra sobre inclusão produtiva em parceria com SEBRAE.