Cidade
Após vários anos, o tão sonhado esgoto da Vila Alto da Glória vira realidade
Além do deputado Virmondes Cruvinel que teve apoio do Governo de Goiás, a vereadora Rose Cruvinel empenhou junto a prefeitura para que esta obra iniciasse para contemplar toda região Sudeste de Goiânia.

Na manhã desta quarta-feira (16 de julho de 2025), foi oficialmente lançada a tão aguardada obra de implantação da rede coletora de esgoto na Vila Alto da Glória. O evento contou com a presença do presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, do deputado estadual Virmondes Cruvinel (UB), do prefeito de Goiânia Sandro Mabel, além da vereadora Rose Cruvinel (UB) que foi representada, e do apoio direto do governador Ronaldo Caiado (UB).
Com investimento de R$ 4,1 milhões, a iniciativa contempla a implantação de 11,2 km de redes coletoras de esgoto, 1 km de interceptor com travessias aéreas e cerca de 624 ramais domiciliares. Ao todo, o projeto irá beneficiar aproximadamente 2 mil moradores dos bairros Vila Alto da Glória, Residencial Clea Borges e Residencial Parque Flamboyant.
A mobilização da comunidade é histórica: há cerca de 40 anos, desde a abertura das ruas, os moradores – especialmente da Vila Alto da Glória – lutavam por melhorias sanitárias. O presidente da associação de moradores, Junior Rodrigues, destacou que “a rede de esgoto é um sonho da comunidade desde a abertura das ruas do bairro”.
O deputado Virmondes Cruvinel (UB), reforçou: esta é uma conquista coletiva, resultante de “15 anos de luta”. Ele afirmou que “nosso compromisso é trabalhar de verdade, falar menos e garantir resultado, obra e investimento”.
Parceria que gera resultados
O prefeito Sandro Mabel (UB), frisou que Goiânia lidera entre as capitais brasileiras no atendimento de água e esgoto, alcançando cerca de 99,6%, e atribuiu o avanço à parceria com a Saneago e o novo modus operandi implantado pela sua gestão, que agilizou licenciamentos e permitiu destravar obras.
O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, detalhou o uso do método não destrutivo na execução dos trabalhos – tecnologia que minimiza transtornos, evitando largas escavações e impactos no trânsito e nas. Ele também destacou que a obra faz parte de um conjunto amplo de investimentos em saneamento e reforço no fornecimento de água para a capital.
Prazos e futuro
Com início em junho e lançamento formal nesta quarta, as obras têm previsão de conclusão para novembro de . A execução “por blocos” e o uso de técnicas modernas prometem entregar rapidamente o sistema à comunidade local. Após 15 anos de mobilização, a união entre governo do Estado, prefeitura, Saneago e parlamentares assegura acesso a saneamento básico a cerca de 2 mil famílias, com ganhos em saúde pública, qualidade de vida e valorização ambiental. A conclusão das obras na Vila Alto da Glória, Clea Borges e Parque Flamboyant representa um marco real na universalização dos serviços em Goiânia. (Da redação GON/Edição: Júlio César)


-
Cultura8 anos ago
Investimentos na cultura têm recorde; Lei Rouanet soma R$ 3 bilhões.
-
Cidade8 anos ago
Escola Municipal recebe programa Trabalho, Justiça e Cidadania, nesta sexta e sábado (8 e 9/11).
-
Esporte8 anos ago
Atleta de Aparecida de Goiânia fatura o bronze na Copa do Brasil de Taekwondo.
-
Política8 anos ago
Empresário no ramo imobiliário que traiu PCC é assassinado no Aeroporto de Guarulhos.
-
Polícia8 anos ago
PCGO e Economia cumprem mandados em gastrobares por sonegação de impostos.
-
Cidade8 anos ago
Prefeitura do Canedo promove palestra sobre inclusão produtiva em parceria com SEBRAE.