Saúde
Presidente da SBCP-GO alerta sobre riscos de procedimentos, como lipoaspiração em consultórios.
Em nota oficial a SBCP-GO alerta a sociedade após mais uma morte de paciente durante procedimento de lipoaspiração realizado em condições inadequadas.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) reforça seu compromisso com a segurança e a ética na prática da cirurgia plástica, alertando para os riscos da realização de procedimentos, como lipoaspiração, em consultórios ou clínicas que não atendam aos critérios de segurança recomendados. A lipoaspiração é um procedimento invasivo, que deve ser conduzido com extremo cuidado em ambiente hospitalar, equipado com infraestrutura adequada e recursos de suporte à vida, para minimizar os riscos de complicações graves, incluindo hemorragias, infecções e problemas anestésicos.
Técnicas nomeadas como mini lipo, hidrolipo e MELA não apresentam estudos comprovando sua segurança e podem colocar em risco a vida da população. A utilização de lipo em pequenas áreas para retoque ou lipoenxertia em pequenas áreas não se enquadra nas modalidades técnicas citadas acima. É importante destacar que, conforme as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), a realização de lipoaspiração em ambientes inadequados é uma prática contrária às orientações vigentes, podendo colocar em risco a vida dos pacientes e comprometer a qualidade dos resultados obtidos.
Recomendamos que os pacientes busquem sempre profissionais qualificados, devidamente registrados na SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e realizem seus procedimentos em locais que sigam rigorosamente os protocolos de segurança e higiene. Nossa prioridade é garantir que os pacientes tenham acesso a um tratamento ético, responsável e com os mais altos padrões de segurança.
Temos observado um aumento de denúncias relacionadas à realização de lipoaspiração em ambientes inadequados, por profissionais sem a competência na formação para realizar lipoaspiração e que, em geral, trabalham de forma itinerante. A SBCP-GO permanece à disposição para esclarecer dúvidas e orientações, reafirmando seu compromisso com a excelência e o bem-estar da população. (Da redação GON /Repórter: Rosane Rodrigues da Cunha)


-
Cultura8 anos ago
Investimentos na cultura têm recorde; Lei Rouanet soma R$ 3 bilhões.
-
Cidade8 anos ago
Escola Municipal recebe programa Trabalho, Justiça e Cidadania, nesta sexta e sábado (8 e 9/11).
-
Esporte8 anos ago
Atleta de Aparecida de Goiânia fatura o bronze na Copa do Brasil de Taekwondo.
-
Política8 anos ago
Empresário no ramo imobiliário que traiu PCC é assassinado no Aeroporto de Guarulhos.
-
Polícia8 anos ago
PCGO e Economia cumprem mandados em gastrobares por sonegação de impostos.
-
Cidade8 anos ago
Prefeitura do Canedo promove palestra sobre inclusão produtiva em parceria com SEBRAE.