Connect with us
Slide de Imagens

Geral

Golpes aumentam no final do ano, fiquem atentos as dicas do GONEWS.

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) identificou alguns crimes que os bandidos usam para induzir as vítimas a realizar o pagamento.

Imagem: Divulgação internet

O final do ano é uma época de festas, compras e confraternizações, mas também é um período em que os golpistas intensificam suas ações para enganar as pessoas. Com o aumento das transações financeiras, promoções e doações, é essencial estar atento aos principais golpes que costumam ocorrer nessa época. A Febraban identificou alguns golpes principais aplicados nesta época do final onde a vulnerabilidade dos consumidores tende a aumentar devido ao aumento das compras e movimentações financeiras, e no início do ano onde milhares de pessoas viajam de férias.

1. Falsas Promoções e Descontos Imperdíveis

Golpistas aproveitam o entusiasmo pelas compras de fim de ano para criar anúncios falsos com preços extremamente baixos, geralmente em sites desconhecidos ou redes sociais. O objetivo é roubar informações pessoais e financeiras ou receber pagamentos por produtos que nunca serão entregues.

Advertisement
" />" />
  • Como evitar: Verifique a reputação do site, desconfie de preços muito abaixo do mercado e prefira comprar em lojas conhecidas.

2. Golpes de Doações Falsas

Com o espírito solidário em alta, criminosos criam campanhas de doação falsas, se passando por instituições de caridade ou ONGs. Eles utilizam mensagens emocionais para solicitar depósitos ou transferências.

  • Como evitar: Certifique-se de que a instituição é legítima. Doe diretamente pelo site oficial ou através de canais confiáveis.

3. Golpes de Sorteios e Prêmios

Mensagens informando que você ganhou um prêmio ou está participando de um sorteio podem parecer tentadoras, mas, geralmente, exigem que você pague uma “taxa de liberação” ou forneça dados pessoais.

  • Como evitar: Desconfie de sorteios nos quais você não se inscreveu e nunca forneça dados sensíveis sem verificar a veracidade da promoção.

4. Phishing em E-mails e Mensagens

E-mails e mensagens de texto com links fraudulentos se passam por bancos, empresas de entregas ou lojas conhecidas. Esses links levam a páginas falsas criadas para roubar suas credenciais de acesso.

Advertisement
" />" />
  • Como evitar: Verifique remetentes e URLs antes de clicar, e acesse sites oficiais diretamente pelo navegador.

5. Golpe de Pix e Transferências Instantâneas

Golpistas entram em contato fingindo ser parentes ou amigos em apuros, solicitando transferências via Pix. Eles criam um senso de urgência para evitar que você questione a veracidade da mensagem.

  • Como evitar: Confirme a identidade da pessoa por outro meio de comunicação antes de fazer qualquer transferência.

6. Falsos Trabalhos Temporários

Ofertas de empregos temporários, comuns no final de ano, também são usadas por golpistas. Eles pedem pagamentos antecipados para supostas “taxas de inscrição” ou coletam dados para fins maliciosos.

  • Como evitar: Pesquise sobre a empresa e desconfie de vagas que exigem qualquer tipo de pagamento.

Dicas Gerais de Segurança

  • Use senhas fortes e únicas: Para contas online, evite combinações óbvias.
  • Ative a autenticação em duas etapas: Isso dificulta o acesso não autorizado às suas contas.
  • Atualize antivírus e sistemas: Proteja seus dispositivos contra malware.
  • Fique atento a comportamentos suspeitos: Evite clicar em links desconhecidos ou compartilhar dados sensíveis sem verificar a origem.

O final do ano pode ser uma época ainda mais especial se tomarmos as devidas precauções. Esteja atento e compartilhe essas informações com amigos e familiares para que todos possam aproveitar o período festivo com mais segurança. (Da redação GON/Edição: Júlio César)

Advertisement
" />" />
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement Slide Lateral de Imagens

Geral

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados a Gonews. Produzido por Pixelar.